Ir direto para menu de acessibilidade.

SAÚDE MENTAL DESAFIOS, TRAJETÓRIAS, EXPERIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE LAVRAS

Escrito por Mariana Alves Martins Costa | Publicado: Terça, 16 Mai 2023 12:38 | Última Atualização: Terça, 16 Mai 2023 13:02 | Acessos: 723

A exposição “Saúde mental - Desafios, Trajetórias, Experiências: Histórias de Lavras” visa apresentar, à população lavrense, alguns dos resultados da pesquisa realizada pelos membros do Projeto Integrador “Direitos Humanos e Filosofia: Saúde mental”, e do Grupo de Estudo “Saúde mental - Desafios, Trajetórias, Experiências”, vinculados ao Curso de Graduação de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Lavras.

A exposição tem como ponto de partida as sugestões teóricas propostas por Michel Foucault acerca da noção de poder e de sua relação com a esfera da saúde mental, bem como a atuação de Nise da Silveira, voltada à procura constante de práticas alternativas e humanizadas no tratamento das doenças mentais. Esse referencial teórico-prático serve de pano de fundo para narrar como a cidade de Lavras lidou – e lida – com a saúde mental. A partir dessa perspectiva, são reconstruídas algumas histórias de Lavras, de ontem e de hoje. Graças aos relatos de pessoas ligadas a instituições terapêuticas da cidade, a exposição esboça as experiências por eles vivenciadas, as trajetórias percorridas, os desafios enfrentados.

A exposição abre ao público, na Casa da Cultura de Lavras, no dia 18 de maio – Dia internacional da luta antimanicomial – e conclui-se no dia 26 de maio, conforme os horários de abertura da Casa da Cultura, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h a 18h. A exposição conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras.

painel 0 entrada Arte 3 compressed page 0001 1