Primeiro Encontro de Humanidades da UFLA promove reflexão sobre a crise da democracia
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) realizou, nos dias 29 e 30 de outubro, o "I Encontro de Humanidades da UFLA: Democracias, crise e novas subjetividades". O evento marcou um momento histórico para a Universidade, consolidando um debate transdisciplinar sobre complexas questões contemporâneas.
Pioneirismo e Excelência
Este foi o primeiro evento unificado a englobar os três setores do DCH — Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia. O encontro, organizado por docentes, técnico-administrativos e discentes do Mestrado em Filosofia, atingiu seu objetivo ao promover uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas democracias atuais e seus impactos nas diversas formas de subjetivação.
A programação articulou de maneira inovadora reflexões sobre política, cultura, filosofia, história e psicanálise, estabelecendo um diálogo direto com as transformações sociais em curso.
Além das conferências e mesas-redondas, foi realizado o lançamento do livro Democracias em crise, teorias em transe, publicado em 2025, pela Editora Autêntica, e que conta com um capítulo elaborado por docente do DCH.
Participação Expressiva e Convidados de Destaque
O evento registrou uma presença massiva de membros da comunidade universitária: discentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e docentes prestigiaram os debates e preleções, lotando o anfiteatro do DCH.
O alto nível das discussões foi garantido pela presença de professores da casa e de convidados renomados de instituições de excelência, incluindo a UnB, USP, UFABC, UFSJ, UEMG e Unilavras.
Próxima Edição à Vista
Diante do sucesso e da relevância dos temas abordados, a ideia é dar continuidade à iniciativa em 2026, consolidando o Encontro de Humanidades da UFLA como um marco no calendário acadêmico da UFLA e como uma atividade de referência regional neste âmbito do saber.


